Receitas desenvolvidas por extensionistas da EMATER

------------------------------------------

Trufas

Trufas de Chocolate
Rendimento: Mais de 4 pessoas
Ingredientes: - 500g de chocolate ao leite picado
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de sopa de glucose de milho
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de café de essência (qualquer sabor)
Modo de Preparo: Leve ao fogo o creme de leite, a glicose e a manteiga. Mexa bem. Tire do fogo e acrescente o chocolate ao leite picado e a essência. Mexa muito bem e deixe esfriar na geladeira ou freezer (no caso do freezer é melhor em recipiente fechado). Depois da massa fria, preferencialmente no dia seguinte, faça bolinhas como desejar e leve novamente para gelar (cerca de 3 a 4 horas). Para a cobertura, usa-se cerca de 300g de chocolate chocolate meio amargo. Derrete o chocolate em banho-maria ou no microondas, esfria em água gelada e banha-se as bolinhas feitas com a massa da trufa. Com o chocolate ainda "brilhando"
decora-se a trufa com pedaços de cereja, com castanhas ou amêndoas trituradas, ou invente seu modo! Para usar o chocolate em pó ou açúcar de confeiteiro, espere o chocolate da casquinha endurecer.
Trufas de Nózes
Rendimento: 50 unidades
Tempo de preparo: 1h e 30 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos

Ingredientes (Geral)
3/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (Glaçucar ou açúcar impalpável)
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de mel
3 gemas sem pele500grs. de creme de leite
400grs. de chocolate meio amargo
150grs. de nozes moídas
Ingredientes (Cobertura)
500grs.de chocolate ao leite Preparo (Geral)
Ferva o creme de leite, acrescente o chocolate e o mel. Bata na batedeira as gemas até clarear. Junte a margarina e continue batendo. Ainda com a batedeira ligada vá adicionando a primeira mistura, e por último coloque as nozes, deixe esfriar, leve para gelar. Depois é só banhar. Preparo (Cobertura) Derreta o chocolate ao leite e mexa até esfriar. Banhe as trufas
Dicas Faça um dia antes, para banhar no dia


Trufas Recheadas com brigadeiro e cereja
Rendimento: 60 unidades
Tempo de preparo: 1h e 30 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos

Ingredientes (Geral)
500grs. de chocolate branco1caixinha de creme de leite sem soro (250g)1 colher (sopa) de essência de cereja
2 colheres (sopa) de rumIngredientes (Recheio)
1lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
35 cerejas escorridas e cortadas ao meio
Ingredientes (Cobertura)
500grs de chocolate ao leite Preparo (Geral)
Derreta o chocolate branco com o creme de leite, junte o restante dos ingredientes, mexendo bem, espere esfriar e leve a geladeira por aproximadamente cinco horas.
Preparo (Recheio) Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até soltar do fundo da panela.Despeje em uma travessa úmida e deixe esfriar.Enrole os brigadeiros com as mãos untadas, colocando metade de uma cereja no meio e assim enrolando e em seguida leve a geladeira para que fique mais firme. Preparo (Cobertura) Derreta o chocolate ao leite e mexa até que esfrie, em seguida banhe as trufas Dicas Fica mais fácil fazer as trufas um dia antes e banhar no outro dia.
Trufas de café
Rendimento: 30 trufas
Tempo de preparo: 2 horas e 30 min
Ingredientes:
massa:
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
900 g de chocolate meio amargo
3 colheres (sopa) de café solúvel
3 colheres (sopa) de conhaque cobertura
300 g de chocolate meio amargo cacau em pó para polvilhar
Modo de Preparo:
Massa:
em uma panela, coloque o creme de leite, a manteiga e aqueça. Retire, adicione o chocolate ralado e misture bem até derreter. Acrescente o café solúvel dissolvido no conhaque e leve para gelar por cerca de 2 horas. Faça bolinhas com a massa e reserve no congelador.
Cobertura: raspe a barra de chocolate com uma faca e coloque as raspas em um recipiente de vidro alto. À parte, coloque água em uma panela e leve ao fogo até aparecerem bolinhas de fervura no fundo e uma leve fumaça. Retire a panela do fogo e, dentro dela, coloque o recipiente de vidro com com o chocolate, por 15 minutos, sem mexer. Com o auxílio de uma colher de plástico, misture o chocolate até que derreta por completo, obtendo assim uma massa homogênea. Despeje-o em outro recipiente de vidro, ou em uma pedra de mármore bem seca e, com uma espátula misture até que o chocolate esfrie. Passe as bolinhas no chocolate derretido e leve-as à geladeira por 10 minutos. Retire e envolva-as no cacau um pó. Coloque em forminhas de papel e sirva.
Trufas de Laranja

Ingredientes:
Para a massa de trufa:
250ml de creme de leite fresco,
400g de Cobertura de Chocolate ao Leite,
casca fina de 1 laranja,
4 colheres (sopa) de licor Grand Marnier.
Para banhar:
600g de cobertura de chocolate ao leite, picada, cacau em pó Modo de Preparo: Coloque o creme de leite fresco numa panela média e leve ao fogo baixo até iniciar a fervura. Retire do fogo e acrescente 400g de chocolate, picadinho e mexa até dissolver totalmente. Reserve. Corte a casca de laranja, somente a parte amarela, em tirinhas bem fininhas, com ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada.
Leve-as ao fogo baixo numa frigideira pequena e, com uma colher de pau, vá remexendo, para que o calor se distribua por igual e se desenvolva o aroma dos óleos da casca. Não deixe queimar, para não amargar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Misture as raspas de laranja (reserve um pouco para decorar) e o licor à massa de trufa e leve-a à geladeira por uma noite.
Modele as trufas com a ajuda de 2 colheres (chá). Evite o contato com as mãos, para que elas não "derretam" e mantenha-as na geladeira até o momento de banhar. Derreta os 600g de chocolate restante em banho-maria, misturando com uma espátula até que cerca de 2/3 dele tenha derretido. Retire-o do banho-maria e continue mexendo, até derreter completamente. Despeje o chocolate num refratário limpo e seco e sobre ele, acomode um prato contendo água fria, para acelerar o resfriamento.
Misture com uma espátula até que, provando uma pequena porção no lábio inferior, você deve sinta que ele está "frio". Mergulhe as trufas neste chocolate, escorra o excesso e leve à geladeira por 5 minutos, para secar. Envolva as trufas no Cacau em Pó e acomode-as em seguida em forminhas ou na caixa em que for servir, não esquecendo da decoração com uma tirinha de casca de laranja

2 comentários:

Moura disse...

Olá Rose, conheci este teu espaço através do amigo Rodrigo do IV, e porque gostei já linkei no meu blog.
Minha esposa também faz: Trufas, pães de mel e uma infinitude de coisas artesanais, e neste quesito sou o CQ dela provando e aprovando.
Saúde, graça, paz e sucesso!
Bjoks,
Moura
http://meioambiente.blogomoura.com

Anônimo disse...

não achei a receita da trufa com recheio de leite condensado !

..